Militas
" ´A rational army,` said Montesquieu, ´would run away.` And so, if we accept that self-preservation is the ultimate expression of rationality, we must agree it would."
John Keegan, The Face of Command, p. 329.
Etiquetas: LTN
Um blogue que acompanha um novo percurso múltiplo de diversas dimensões anónimo, indolor, incolor
" ´A rational army,` said Montesquieu, ´would run away.` And so, if we accept that self-preservation is the ultimate expression of rationality, we must agree it would."
Etiquetas: LTN
As departement stores a debitar sem fim todas as variáveis existentes das músicas de Natal – um desespero para conseguir vender tudo – o equivalente de um stock market crash mas em bens de consumo, na realidade todo um estilo de vida em saldo, em liquidação total. E finalmente se começa a perceber que ainda estamos no início. Quando se começa a agradecer aos turistas [não terem anulado as reservas] é porque algo corre nas veias desta sociedade. Pelo canto do olho se toma o pulso da ansiedade que tomou conta desta porta para a Grande Casa.
Etiquetas: pipo
Kalemba (Wenge Wenge) [Reso's Aguardente mix] - Buraka Som Sistema - Sound Of Kuduro Remix EP - 2008
Etiquetas: Musica do Dia
Depois a eterna dúvida acerca do génio americano. Existe ou é apenas a soma de milhares e milhões de vontades individuais. Como sociedade carismática que é fundada numa sucessão de paternalismos auto-impostos desde o rei de inglaterra ao rei do texas. E como todas as sociedades carismáticas têm uma difícil relação entre a vontade individual e a colectiva, as fronteiras de uma pertença social e os desvios entre o arbítrio externo e a vontade própria. Como dizia o chefe dos chefes da inteligência o problema é passa a informação, é a maneira doentia como se pretende distinguir a realidade – nós e eles – torna mais difícil combater o inimigo interno. Um bocadinho como roma antes do fim. Primeiro recrutá-los, depois assimilá-los e finalmente quando a identidade já não for nada perecer ás mãos daqueles que procuraram refugio no sonho. As sociedades não sobrevivem sem mistura mas têm de sacrificar a sua identidade no decorrer do processo. Irreversivelmente e sem retorno. Porque NY é a terra dos clichés profundos, metáforas universais de um microcosmo aberto para si mesmo – tudo é grande mas estamos sempre numa ilha – apesar de apenas á beira da água se perceber mesmo isso. NY é a sua própria medida confluindo tudo para Manhattan apesar de ser em Manhattan que as coisas se tornam [metaforicamente e] fisicamente finitas. Porque para além da multiplicidade de realidades esquina a esquina ainda há 100 canais na televisão. Janelas para a américa real – dos redneck e do accent do Midwest, das MILF de OC e daquela Meca distante que é Hollywood. São esses os dois pólos desta massa civilizacional.
Etiquetas: pipo
Parece um filme, conversa de advogado na mesa ao lado, quantificações de paralisia cerebral, acidentes laborais e indemnizações milionárias em proporções de $25.000 e terços para a frente e para trás. Tipo Erin Brokowitz num slang NY perfeito dos filmes e um “arguido” de sotaque centro-europeu. A parte mais bonita de um sonho podre. Conversa cheia de se’s e de sonhos de riqueza rápida e sem consciência, para cabeças que repousam em almofadas de penas. Tal como os mastros sem bandeiras da UN, prova inequívoca de que certos ideais estão fugidos para outras paragens não presentes neste espaço. Mesmo assim o embaixador á UN é apresentado como se fosse um secretário de estado. Mera retórica dos maiores devedores ou mera manutenção de um status quo que lhes permite legitimar as acções políticas. Será que quando a China controlar o CS as UN vão ser usadas e respeitadas nas mesmas legitimações que nos 60 anos de paradigma ocidental?
Etiquetas: pipo
A SIBS, empresa que gere o multibanco, revela que nas últimas três semanas, entre compras e levantamentos, os portugueses gastaram cerca de menos 57 milhões de euros do que no ano passado.
Etiquetas: pipo
"O emprego excessivo e absorvente da inteligência, o abuso da sinceridade, o escrúpulo da justiça, a preocupação da análise, que nada aceita como se pudesse ser o que se mostra, são qualidades que poderão um dia tornar-me notável; privam, porém de toda a espécie de elegância porque não permitem nenhuma ilusão de felicidade."
Etiquetas: pipo
King of NY - Dan The Automator - A Much Better Tomorrow - 2001
Etiquetas: Musica do Dia
Slow Down [Pete Rock’s Newromix] – Brand Nubian – The Very Best of Brand Nubian - 2001
Etiquetas: Musica do Dia
Não há noite, apenas o cansaço das pernas, há sempre luz – ligada a um qualquer quadro eléctrico prestes a rebentar. Mas não, continua-se a fazer compras e a comer hamburgers e cappucinos a noite toda. A cidade nunca dorme porque tem de se pagar a si própria é um eterno retorno esquizofrénico capitalista. A fotocópia original de um modelo disseminado pelo hemisfério norte, mal e porcamente copiado. Porque aqui as fronteiras não são espaços físicos, são sentidos impostos externamente, é passar da osmose para o foreign body. Tudo uma questão de diluição nas vizinhanças em que nos encontramos. Basta saltar umas estações e já somos um metro quadrado de espaço [ocupado] no passeio.
Etiquetas: pipo
Noite – bombeiros, policias e táxis. Apenas um burburinho dos pés na água. O frio e a água numa passagem para Penn St. Depois o sol, o caminhar ao vento e perceber as diferenças, os gorros, os protectores de orelhas, aqueles acessórios tão (a)estéticos. Caminho para lá, passo pelo grande buraco sem perceber. Mas depois paro e vejo que não é como no cinema. Há mesmo alguma pena, não pelo símbolo mas pelo quotidiano. Não é esse que fica para a História – realidade amoral – mas é esse que sofre as agruras de um tempo real. 2001 – Ano novo para todos nós deste lado.
Etiquetas: pipo
Título - A Insustentável Leveza do Ser
Etiquetas: Sem Páginas