Sem Páginas #1
Título - Catch - 22
Autor - Joseph Heller
Edição - Vintage - 1994
Um livro que na capa anuncia "One of the Great Novels of the Century" normalmente é de desconfiar. Mas não, o livro é realmente impressionante.
O ritmo da estória, alucinante, frenético sempre na perseguição que fazemos ás acções das personagens.
As personagens, reais, concretas, completas mas sempre credíveis na acção e no fio narrativo.
Mas para mim o mais importante foi a noção de que é pela acção que o homem se supera. Primeiro são quarenta, depois quarenta e cinco e assim sucessivamente até às oitenta missões que levam ao desepero da personagem principal.
Só porque não faz sentido, não faz mesmo nenhum sentido porquanto assim se criam as opurtunidades de finalmente conseguirem, de o matarem mesmo.
São os limites de cada um (mas especialmente dele) levados ao limite, numa situação limite para todos num tempo em que os limites foram levados ao extremo.
Facilmente se percebe a capacidade da geração que viveu a IIGM mas principalmente a que lhe sucedeu de criar uma nova linguagem e assumir a força tanto do índividuo como do absurdo. Porque para podermos ser "existencialistas" temos de esperar para ver os outros a morrerem á nossa volta sem perceber muito bem porquê. Como eles viram, como eu nem consigo imaginar.
Etiquetas: Sem Páginas
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home