Sem Páginas #2
Título - Complete Short Fiction
Autor - Oscar Wilde
Edição - Penguin Classics - 2003
Porque é preciso perceber quem somos no fim de um século para saber como reagimos depois do mundo não acabar. Estas pequenas estórias apresentam depois de uma excelente introdução um mundo muito especial. Nascido de um mente especial com traços pessoais muito característicos, entramos nos textos de cabeça.
Pequenas no tamanho são em si cada uma, novas realidades e espaços, apresentados na sua totalidade. Pequenos cenários cénicos, palcos de personagens cheias de dores e desespero mas acreditando e apresentando sempre um clímax (não raras vezes Deus ex machina).
É especialmente comovente toda a interpretação da figura de Cristo, sua colagem numa redenção final dos pecados, dos erros, dos enganos que guiam as personagens nestas estórias. O modo como Wilde constroi os palcos destas tragédias, numa mistura de influências culturais tão característica do final do século XIX marca talvez a mais forte marca do tempo nestes textos. Apesar de tudo a construção da narrativa não sucumbe perante uma fantasia demasiada forte, porque forte é a mensagem da morte a que se oferecem os melhores. Os que ficam nos textos.
Etiquetas: Sem Páginas
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home