pipo69

Um blogue que acompanha um novo percurso múltiplo de diversas dimensões anónimo, indolor, incolor

terça-feira, junho 30, 2009

Parelhas Musicais

The Lovecats - The Cure - The Lovecats - 1983
Tricky - Vulnerable - 2003

segunda-feira, junho 22, 2009

Sem Concerto #22

Artista - Festival Silêncio
Local - Music Box
Data - 19 de Junho

Para um final, feito pelos vistos (com o hindsight de 2 meses) de outros silêncios no escuro. Porque valeu a pena, pelo que se ouviu e falou. Pela despedida e por subir o alecrim depois. Por não receber a garrafa e não me esquecer da couve. Porque agora vamos todos comer doces conventuais portugueses. E depois o palco. Convencional e sem grandes roturas. Apenas uma transformação de outros ritmos e sons. Para intensificar a beleza de um silêncio nas arcadas.

Etiquetas:

Musica do Dia

Scatterheart - Björk - Selmasongs - 2000

Etiquetas:

sábado, junho 20, 2009

Etiquetas:

Sem Páginas #98

Título - The World According to Clarkson
Autor - Jeremy Clarkson
Edição - Penguin - 2007

Apenas como enumeração de uma persona. O senso comum de uma máscara que preenche um n.º pre-determinado de caracteres. Depois aquele grau envergonhado de identificação com o senso comum, nível intermédio de conhecimento. A partir daí a construção de um esquema individual de vida que mais ninguém consegue atingir. O segredo do universal e do seu contrário. Pequenas teias que nos prendem aquele tecido social. Isso e acreditar que o concorde tem alma. Apenas isso nos divide.

Etiquetas:

quinta-feira, junho 18, 2009

Musica do Dia

Sing - Blur - Trainspotting: Music from the Motion Picture - 1996

Etiquetas:

Parelhas Alfabéticas


Etiquetas:

segunda-feira, junho 15, 2009

Sem Páginas #97

Título – Renegades – Hitler’s Englishmen

Autor – Adrian Weale

Edição – Pimlico – 2002

O estudo base para qualquer esforço posterior. A noção finita de uma crença infinita. Para não esquecer que todos fazemos parte de realidades transitórias. Apenas isso sem qualquer realidade estanque feita de meias verdades. Os sentimentos humanos levados na sucessão de dias sem fim. Numa qualquer chancelaria ou nos muros de um stalag. Depois uma escolha, feita por poucos e não pela grande maioria. A diferenciação presa numa margem matemática. Nada mais e nada menos. Depois a forca, assim como antes e como assim vai ser depois.

Etiquetas:

Etiquetas:

Sem Páginas #96

Titulo – On the Use and Abuse of History for Life

Autor – Frederick Nietzsche

Edição – 1873

Uma filosofia de vida quando menos precisava dela. A epifania do fundo do poço onde reinam as sombras. Uma aprendizagem cumulativa da realidade e não a presunção de uma capacidade de acumulação no vazio. Depois o confronto com aquilo que se acredita e o virar para a relatividade de uma certeza finita. A confirmação de que o que se disse em duzentos quilómetros não está muito longe da verdade. Infelizmente a verdade não é aquilo em que acredito. Fé e História. Substitutos de Moral e Religião. Apenas isso e nada mais.

Etiquetas:

Parelhas Fugidias

Lola rennt - 1998 - Tom Tykwer
Foge Foge Bandido - 2009 - Manel Cruz

Etiquetas:

Sem Páginas #95

Titulo – Monitor

Autor – James Tertius deKay

Edição – Pimlico – 1999

Numa realidade fraccionada nada pode ser garantido. Nem o mais forte muro de pedra nem o mais pesado navio. Preso numa imobilidade fluvial de saber quem se é, nunca partiu para o mar para conhecer a sua vocação. Recursos, fama e glória que se perderam para manter a flutuar dois símbolos antagónicos. Mais do que o destino individual de cada um dos navios é o seu impacto que marcam o futuro. Não a vaga mortífera nem o rastilho fumegante, apenas a certeza de que após aquele confronto de horas a história marítima nunca mais seria a vela e a madeira.

Etiquetas:

M

Todo o mal e todo o bem
Cedo voltará nós
Inocente e trágica lição
Se uma vida não chegar
Hei-de ter cem vidas mais
Quantas mais ditar o coração

Meu mal é ver que eu vou bem

Ornatos Violeta - Tanque

Etiquetas:

Sem Páginas #94

Titulo – Churchill’s Generals

Autor – John Keegan (ed.)

Edição – Cassel – 2005

Como é que se pode justificar o injustificável. A inépcia política, a impreparação militar, a incapacidade de resposta mas acima de tudo o fim de uma era. Claramente a Grande Guerra é esta segunda. Escalas globais numa cronologia terrestre. A multiplicidade de teatros leva á incompreensão de como foi possível perder. Não se sabe bem o que se perdeu mas todos deram um passo para trás. Válvula de escape de um mundo que realmente acabou não no silêncio mas sim no ruído de uma sala de conferências subterrânea. Ou em Ialta ou em Teerão.

Etiquetas:

quarta-feira, junho 10, 2009

Parelhas Retratistas

A Portrait of the Artist as a Young Man - James Joyce - 1916
Portrait of the Artist as a Young Dog - Dylan Thomas - 1940

Etiquetas:


Etiquetas:

terça-feira, junho 09, 2009

Parelhas Vinilicas


Etiquetas:

Sem Concerto #21

Artista - Ayre Flute ensemble
Local - Morden College Chapel
Data - 30 de Maio

Num espaço que começa a fazer parte das minhas geografias começa a descoberta de novos espaços. Recantos e sons que começam a fazer parte do eu. Depois um MC de farda, porta aberta para um espaço de vida antes da morte. Mistura heterogénea de inícios num espaço em que reina o fim. Novas vidas e sonhos onde reina o silêncio, novas ideias e sons onde vive uma experiência de vida.

Etiquetas: