pipo69

Um blogue que acompanha um novo percurso múltiplo de diversas dimensões anónimo, indolor, incolor

segunda-feira, abril 20, 2009

Sem Páginas #91

Título - Terrence Malick
Autor - Lloyd Michaels
Edição - 2009 - University of Illinois Press

Porque o melhor grau de identificação é com a Historicidade. Nada de Naturezas, nada de Sentimentos. Apenas a constatação de que o Cinema não se pode arrogar um papel substituto ao da História. Como criador de factologia o meio cinematográfico deve assumir um papel de contador de história, de narrador de uma acção. Nunca pretender recriar factos e acções que se encontram contidos numa inacessível cápsula de tempo perdida na memória. A capacidade de Malick ultrapassar essa vontade de recriar e transferir para o suporte apenas aquilo que interessa. A Imagem que temos, a Memória que construímos e a História que deixamos para a posteridade.

Etiquetas:

domingo, abril 19, 2009

Parelhas Musicais

Rocket Man (I Think It's Going To Be A Long Long Time) - Elton John - Greatest Hits 1970-2002 - 2002
David Fonseca - Dreams in Colour - 2008

Etiquetas:

Musica do Dia

Live Life - Sr. Alfaiate & DJ Riot - A vida na ponta dos dedos - 2007

Etiquetas:

Sem Páginas #90

Título - Desastres de la Guerra
Autor - Francisco Goya
Edição - Madrid - 1863

A criação da imagem como leitura do acontecimento tem sempre uma característica transformadora. Mesmo a fotografia insere uma variável (a lente) que impossibilita a integração do sujeito na cena. Mas com estas imagens acontece exactamente o contrário. O grito humano sai do papel, não se encontra contido neste. O sofrimento e a dor estão não só espelhados mas sobressaem como ultima etapa da realidade. Porque há quem use lentes e filtros mas Goya usou uma lupa para os sentimentos humanos destruídos pela Guerra.

Etiquetas:

Etiquetas:

si defiende bien

No meio de um tumulto parecido com o maio de 1808. Porque a vilaneza dá direito a ter de usar olhos na nuca. Mas depois jogamos todos no mesmo pé. Falta apenas potenciar o que temos nas mãos. E saber largar as pedras quando mais convir. Mesmo no meio da testa deles.

Etiquetas:

segunda-feira, abril 13, 2009

Musica do Dia

Over You - Lyrics Born feat. Joyo Velarde - Same !@#$ Different Day - 2005

Etiquetas:

Sem Páginas #89

Título - using The Ugly Duckling to find The Missing Link between boys and men
Autor - Nick Clements
Edição - sound of the heart - 2008

Partindo de uma narrativa explora-se a metáfora. Mas não colocando em causa a narrativa a leitura da metáfora está presa ao discurso acrítico. Mesmo tendo em conta as especificidades da realidade britânica dos últimos 30 anos, famílias monoparentais, corte dos laços geracionais, conflitos sociais torna-se dificil assumir a metáfora pelo seu valor facial. O peso do que fica desse processo, o lastro que enche o espírito, o ruído de fundo dos pares têm um valor paradoxal. Não pode haver receitas finalistas para crescer, a beleza de crescer está na sua unicidade, a beleza de viver está nessa unicidade da experiência. Porque não há tempos para viver, apenas a obrigação de viver o tempo da melhor maneira que pudermos.

Etiquetas:

Etiquetas:

sexta-feira, abril 10, 2009

Australia

Porque o tempo não se engana e está sempre a mostrar-nos onde se repete. As crianças (agora adultos) que mataram uma criança de 3 anos vão ser libertadas. Nada que surpreenda. Apenas que para preservar a sua tranquilidade vão-lhes ser atribuidas novas identidades e vão-se deslocar para a Australia. Como no passado, a solução passa por um apagar da história e um ínicio novo. Como nos filmes de cowboys e indios, tudo vale para vencer.

Etiquetas:

Training Day

Começou como um desafio pessoal. A certeza de encontrar uma mente aberta. Depois o choque com a realidade que é a minha e é a suficiente para os outros. Finalmente o processo de convencimento. Começar num desafio e tentar criar uma proposta concreta. No final o reconhecimento de uma capacidade extraordinária de ler a realidade e uma vontade de aprender.

Etiquetas:

domingo, abril 05, 2009

Ewige Wiederkunft

Agora que as limpezas estão feitas e as mudanças começadas começo a olhar para o futuro. O passo que falta dar, o salto que se anseia para voltar á cabeça da cobra. Saltar de um ponto que aceito ser o final para outro ínicio. Para daqui a uns anos não me arrepender de nada.

Etiquetas:

Etiquetas:

quinta-feira, abril 02, 2009

Bertrand contra Martin

No seio de todas as grandes discussões está sempre o medo. De perder o contacto com que somos e de ler nos nossos sonhos o nosso fim. De acordar um dia com as mãos manchadas de uma vergonha que não sai. Depois de saber que mesmo cantando que se apaga nunca mais se esquece. Nada está perdido pois o próprio conceito te persegue. Quem estuda o teu dia-a-dia de uma década não apaga e não esquece. Mas também não consegue ler as linhas que estão escritas nos teus cadernos de quotidiano e da vossa imortalidade. Porque a memória não tem cheiro. Apenas luz.

Etiquetas:

Musica do Dia

Beef - Buraka Som Sistema - Black Diamond - 2008

Etiquetas: