pipo69

Um blogue que acompanha um novo percurso múltiplo de diversas dimensões anónimo, indolor, incolor

sábado, março 28, 2009

Transubstanciação

Porque tem de haver tabus, porque a magia das palavras tem de ser comum. Temos de acreditar que parafraseando conseguimos obter aquilo que pretendemos. Tornar matéria em espírito e perder toda a carga negativa. Depois vem o resto, a noção de que não está completo, de que falta algo na realidade dual, bi-dimensional e simétrica da nossa prisão física. Procuramos alma.

Etiquetas:

Musica do Dia

Where I'm from - Tricky feat. Constanza Francavilla - Vulnerable - 2003

Etiquetas:

domingo, março 22, 2009

Valor Hora

O sorriso invade os meus lábios. Começo a criar os anti-corpos para virar as costas. Eu como tabula rasa posso ser tudo, posso fazer tudo. Por isso, começa a não fazer sentido. Já não há dinheiro para roupas e sapatos. Entra-se em gestão de esforços, compreender que a minha maior força é a projecção de vontade. Algo tão complexo como uma task force centrada num porta-aviões nuclear. E depois os milhares de movimentos têm de ser coordenados e sincrónicos. Assim como levantar uma vela num navio que parte de um porto. Sem destino, apenas para outro lado.

Etiquetas:

quinta-feira, março 19, 2009

Sem Páginas #88

Título - The Great Riots of New York 1712-1873
Autor - Joel Tyler Headley
Edição - Thunder's Mouth Press - 2004

Porque tudo o que senti lá está assumido nesta leitura de século XIX. Preso a um espaço em mutação, alimentado vorazmente pela emigração a força e a vontade foram-se libertando. Com mais ou menos força, nada escapa a estas pulsões. A sua enumeração apenas dá um carácter universal á existência humana. Aquele modelo ocidental, único e universal, com já algum tempo e que vai de vez em quando ameaçando cair de podre. E depois quebram-se os barris de farinha e eles não percebem que o que está em causa não é a apropriação mas sim a propriedade despudorada. Principalmente em tempos de crise, principalmente agora.

Etiquetas:

Etiquetas:

pater familias

Porque no fundo apenas estamos a falar de estatutos. De escalas sociais e de tentar ultrapassar o presente. No meio de tudo o resto, fica-se preso á noção de que a realidade é a mesma mas o grau de humilhação vai evoluindo. Pelos vistos o grau da independência tem pedido de mais para o meu gosto, mas nada que umas mudanças não corrigam. Rumos correctos numa vida a fugir do estabelecido.

Etiquetas:

Etiquetas:

Síndrome de Paris

Pelos vistos os sintomas estão lá todos. Os quatro teorizados (língua-cultura-idealização-exaustão) contudo a questão continua em aberto. Será da viagem ou do viajante? Será das condições ou do sentir. Apenas o que fica, é a partida e a chegada. Todos os processos intremédios são aparentes. Porque depois volta-se ao caminho de sempre. E o que custa não é estar lá, mas sim o voltar para cá e deixar de ver os David, os Delacroix, os Monet.

Etiquetas:

domingo, março 15, 2009

Musica do Dia

A Ton Étoile - Yann Tiersen feat. Bertrand Cantat - Black Session - 1999

Etiquetas:

quinta-feira, março 12, 2009

Sem Páginas #87

Titulo - Granta 104
Autor - V.A.
Edição - Granta - 2008

Porque é um valor sem vinculo. Acima de tudo um nome que se tem de impor. Porque ninguém lhes atribuiu uma presença irrecusável. No entanto ninguém os desdanha, sejam biológicos ou afectivos, porque o laço de sangue nem sempre é garantido. Nesse sentido o amor de pai é mais construído do que o da mãe, menos primordial mas mais combatido. E depois temos as pegadas, dificeis de seguir mas sempre cobiçadas. Porque quando olhamos para a areia da praia, seguimos o chão que está marcado, o chão que outros já marcaram para nós. Sempre na expectativa de que venha uma onda que leve esse caminho que almejamos.

Etiquetas:

Irreplaceable

"Of course, I was partly hoping he would dissuade me, or try to; that he would tell me how much I mattered to the team, that he had big plans for me. But he nodded his head."
Benjamin Marrovits - Granta 104

Etiquetas:

domingo, março 08, 2009

Proxima Estação: Realidade

Nuestra lucha es por hacernos escuchar y el mal gobierno
grita soberbia y tapa con cañones sus oídos,
nuestra lucha es por un trabajo justo y digno y el mal gobierno compra y vende cuerpos y vergüenza,
nuestra lucha es por la vida y el mal gobierno oferta muerte como futuro,
nuestra lucha es por la justicia y el mal gobierno se llena de criminales y asesinos,
nuestra lucha es por la paz y el mal gobierno anuncia guerra y destrucción.
ELZN

Etiquetas:

Musica do Dia

Soledad - The Best of Mano Negra - Mano Negra - 1998

Etiquetas:

Etiquetas:

horas non numero nisi serenas

Porque depois de tudo o tempo está lá. Vem a noite e o sol já não faz sombra. Não há nenhuma linha que marque o tempo. Apenas uma leve recordação do que se passou, apenas a noção do que me espera. E depois o sonho de horas serenas ao sol, com a sombra a avançar para o fim do dia.

Etiquetas:

segunda-feira, março 02, 2009

Etiquetas:

Spring Cleaning

Porque já veio o tempo quente. Mas a chuva lembra-se de vir limpar o pó que se acumula nos ombros. Limpeza de dentro para fora, de enfrentar os medos e carregar baterias para os tempos que se avizinham. Limpar teias nas paredes mais internas e libertar os fantasmas que se escondem em pequenas gavetas. E depois um bom fogo, quente como o tempo que aí vem, forte como o inverno que passou. Adivinhar mudança nas cinzas que ficam, procurar nos ares as pequenas fagulhas que libertam do fogo.

Etiquetas: