Binómio da Triangulação
Os dois últimos trabalhos de Terrence Malick são problemáticos. Entram naquela categoria que ultrapassa a descrição intelectual e perturba os sentidos. Se por um lado existe sempre um triângulo: Homem/Mulher-Natureza-Guerra; essa triangulação desaparece, ofusca-se na narrativa. Numa visão simplista a estória vai-se desenvolvendo sempre no confronto simples Homem-Natureza; Homem-Guerra; Guerra-Natureza mas como o todo não é nunca a soma das partes o filme abre-se num outro significado. O valor primordial como categoria filosófica, a realidade do Sentir sobreposta às elaborações simplistas. O Homem perdido em si, na natureza e na guerra. E se é o homem que cria (ou contém dentro de si) o "dom" da guerra como primeira evolução da sua "natureza"; a regressão necessária a esse estado primordial realiza-se no seio da Natureza, não no Horror que esse pode ser esquecido. Essa sim com poder infinito (dualísta) de aniquilar e de sublimar esse mesmo homem. Deus vestido de luz, sem mediações manhosas.
Etiquetas: pipo
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